O Verão está à porta e este ano, depois do Inverno rigoroso e dos longos períodos chuvosos que tivemos, não há pessoa que não deseje um pouco de Sol, calor e uma pele bronzeada
para ‘tirar a barriga de misérias’.

Apesar de já existir uma grande contenção no que respeita à exposição solar excessiva, uma pele dourada q.b. continua a ser sinal de saúde.

 

Se pensa que para o conseguir terá necessariamente de ficar a ‘torrar ao Sol’, este ano não vai ter de tirar mais dias de férias para ir à praia. Basta conhecer quais os alimentos ricos nos ingredientes amigos de uma pele jovem, pigmentada e muito mais saudável. Aprender a bronzear-se sem comprometer a sua saúde, previne o envelhecimento precoce da pele, evitando as horas críticas de exposição ao Sol, em que os raios U.V. (ultra violeta) podem ser verdadeiros vilões.

A verdade é que uma boa alimentação pode ajudar a manter uma pele hidratada e pigmentada durante mais tempo, com aquele ar saudável de quem teve férias há pouco tempo! Além de auxiliar a preparar e a proteger a pele para o Verão, uma alimentação correcta pode também ajudar a manter o bronzeado ao longo do ano.

 

Betacaroteno: o melhor amigo do bronzeado

Os alimentos ricos em betacaroteno são excelentes ingredientes para conseguir um bronzeamento bonito e natural. O betacaroteno, precursor da vitamina A, actua directamente na produção de melanina, responsável pela pigmentação da pele e responsável pela sua protecção contra os raios solares.

Os betacarotenos são ainda considerados componentes antioxidantes que proporcionam uma protecção extra no que respeita aos danos celulares que a radiação solar provoca, prevenindo o surgimento de rugas e lesões.

Podemos encontrar betacarotenos em vegetais verde escuros (como espinafre, repolho, brócolos ou agrião), em fruta ou legumes alaranjados (como cenoura, abóbora, manga e papaia) ou ainda em alimentos de pigmentos fortes como a beterraba.

Contudo, além destes, existem também outros nutrientes que agem como antioxidantes complementado a acção da vitamina A no processo de protecção cutânea. São eles:

A Vitamina C encontrada em alimentos como laranja, tangerina, abacaxi, morango ou quivi.

A vitamina E, encontrada nas sementes de sésamo, girassol, amêndoas, nozes, avelãs e no azeite.

Os flavonoides, encontrados no chá verde, tomate, cenoura, soja, morango, uva, cereja.

Para garantir o bronzeado perfeito este Verão, basta, então, manter um consumo regular destes alimentos no seu plano alimentar diário para conseguir ter uma reserva natural de betacarotenos e antioxidantes.

Independentemente do seu tipo de pele, quer seja ela seca, oleosa ou mista, qualquer pessoa beneficia de uma alimentação funcional direccionada para a saúde cutânea, especialmente nesta altura do ano.

 

Mantenha a pele hidratada

Não podemos nunca esquecer, que além da alimentação equilibrada, a hidratação é tão ou mais importante no que respeita à nossa pele. A água, além de evitar a desidratação interna e externa, ajuda a manter os nutrientes activos nas reacções metabólicas, garantindo o bronzeamento perfeito.

Nesta altura do ano em que o calor se faz sentir desidratamos com maior facilidade. E, portanto, se a hidratação é importante o ano inteiro, nesta altura é crucial, principalmente nas idas à praia, na piscina ou, simplesmente, quando exposto ao Sol. Tente, sempre que possível, manter o consumo de pelo menos de 2l de água por dia. Podendo, ou não, complementar com água de coco ou sumos de frutas e vegetais frescos não açucarados, os ditos sumos detox ou funcionais. Para quem não gosta de água pode apostar no aumento de consumo de líquidos com o recurso a chás, infusões ou tisanas frias ou de águas aromatizadas ou detox. Por serem uma fonte complementar de vitaminas, minerais e de flavonoides, hidratam e reagem contra os radicais livres.

 

Experimente esta receita

Depois de lida a lista de alimentos benéficos para a saúde da sua pele, nada melhor do que uma receita para testar?

Se os incluirmos na alimentação sob a forma de sumos pode ser uma óptima forma de aumentarmos o aporte dos seus elementos benéficos e funcionais.

 

  • Salada para uma pele bronzeada

Ingredientes:

Base de alface e agrião

Cenoura e beterraba ralada

Tomate cherry

Morangos, manga, ovo cozido, quinoa vermelha e mix de sementes de sésamo, girassol e abobora.

Para temperar: limão, azeite virgem extra, mostarda de Dijon, pimenta e coentros.

 

  • Sumo amigo do bronzeado

Ingredientes:

> 2 Laranjas

> 3 Cenouras

> ½ Papaia

> 1 Rodela de abacaxi

> 3 Floretes de brócolo

> ½ Pepino

> 100ml de Chá verde ou branco

> 1 c. sopa de Bagas de goji

> 1 c. sopa de Sementes de chia

> 5 Pedras de gelo

 

Modo de preparação:

Numa liquidificadora ou num robot de cozinha junte todos os ingredientes já lavados e descascados.

Triture até obter uma mistura homogénea e cremosa. No final, poderá ajustar a textura adicionando água ou água de coco.

Sirva fresco a acompanhar a sua salada ou ao pequeno-almoço!

Bom apetite!

 

Conquiste um bronzeado natural sem prejudicar a saúde

Este ano, não se esqueça, aposte nos alimentos certos e potencialize o bronzeamento natural da sua pele de forma natural e duradoura!

Para ter resultados positivos e um bronzeamento natural, comece a consumir estes e outros alimentos ricos em betacaroteno, pelo menos, uma semana antes da exposição ao Sol.

E, não se esqueça, respeite o Sol! Não se exceda, mesmo quando o objectivo é bronzear, procure sempre proteger a pele com um bom protector solar e evite as horas de maior calor (tente evitar a exposição solar directa entre as 11h e as 16h).

Além do protector solar, é também importante o uso de chapéus, bonés e óculos de sol para aproveitar o Verão e conquistar o bronzeado natural sem prejudicar sua saúde.

Agora que já sabe os segredos para um bronzeamento natural e como proteger sua pele, quais são os seus planos para o Verão?

Artigo publicado na Zen Energy Nº76 (edição de Maio de 2015)