Muitas pessoas já ouviram falar, e eu própria recomendo, na minha consulta, a toma diária de 1 copo de água morna com gotas de limão em jejum… mas sabe quais os benefícios deste hábito tão relacionado com as dietas, com a saúde e com o bem-estar?

O hábito é simples e a receita ainda mais, basta espremer metade de um limão num copo de água morna e beber a mistura todas as manhãs antes do seu pequeno-almoço.

Pois bem, este hábito diário é exatamente aquilo que costumo dizer às minhas pacientes: «O duche pela manhã também deve ser interno!».

 

Eliminar toxinas

Durante a noite, tal como durante o dia, acumulamos toxinas. E sim, o nosso organismo é capaz de as eliminar sozinho, através das funções de órgãos-chave, como os rins, intestinos ou fígado. Contudo, a alimentação pode ser uma forte aliada, permitindo o correto e eficiente funcionamento destes mesmos órgãos, sem os sobrecarregar. Entrando no campo da alimentação funcional, e muito frequentemente chamada de alimentação detox.

água com limão em jejum ajuda a eliminar as toxinas acumuladas durante a noite, a equilibrar o pH do nosso organismo, é um diurético natural, auxilia a digestão e ajuda o funcionamento intestinal regular.

É considerado por muitos um excelente desintoxicante e um boost para o sistema imunitário. Não sendo milagroso, pode ser uma ótima alternativa para começarmos bem o nosso dia.

Por ser rico em vitamina C, o limão ajuda a reforçar as defesas do organismo e fortalecer o sistema imunitário. Promove a cicatrização e é um micronutriente fundamental para a saúde das articulações e cartilagens. Além destas características e benefícios, esta vitamina antioxidante destaca-se ainda pelas suas propriedades anti-inflatórias, pelo seu contributo na absorção de ferro e ainda na produção de colagénio, importante proteína responsável pela sustentação e elasticidade dos tecidos.

 

O elixir da beleza

Considerada por muitos um elixir de beleza, esta rotina matinal contribui também para uma pele radiante ao retardar ou evitar o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas, muito graças à correta lubrificação que o consumo de água por si só fornece e ao seu teor em vitamina C. Na realidade, esta vitamina tem um papel importante na alimentação anti-aging relacionado com as suas propriedades antioxidantes e por melhorar a produção de colagénio no nosso organismo. Ajuda a combater os danos colaterais provocados pelo stress, poluição, exposição aos raios UV (ultravioleta), tabaco e consequente produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da nossa pele.

 

Rotina prática e saudável

De manhã, sou apologista de fazermos esta ‘lavagem’ interna que vai muito além dos benefícios da simples hidratação. Por si só, este hábito já ajuda a consumirmos, pelo menos, mais um copo de água por dia. Hábito este que, muitas vezes, é negligenciado por esquecimento e falta de rotina, obrigando o nosso organismo a concentrar a urina e dificultando o trabalho natural dos órgãos responsáveis pela eliminação, neste caso em particular os nosso rins.

Nada melhor do que experimentar e comprovar as maravilhas desta rotina tão prática e saudável.

 

Artigo publicado na Zen Energy Nº78 (edição de Julho de 2015)