SOS verão

A temperatura aumenta, a quantidade de roupa diminui e somos confrontados com uma dura realidade: os quilinhos a mais e a celulite não só (ainda) não foram exterminados, como parecem determinados a irem connosco de férias…
O tempo escasseia… mas é sempre tempo! «Não podemos voltar atrás e fazer um novo começo, mas podemos começar agora e fazer um novo fim.» Agora, sem desculpas: «Faça o melhor que puder, com o que tem, onde estiver».

 

Para a medicina tradicional chinesa, toda a doença ou afeção é sinal de um desequilíbrio. Não deixe que a pressa de se livrar do volume a mais e da inestética ‘casca de laranja’, a tempo de vestir, confiante, o seu novo biquíni, a atirem para dietas loucas e outros programas de emagrecimento e de combate à celulite, que lhe possam criar ainda mais desequilíbrio… Ao invés, recupere a visão holística do seu corpo e viva em harmonia com as leis da Natureza, as suas leis originais… Esta é a única forma de alcançar, além de um corpo fantástico, também saúde, vitalidade e longevidade. Mais do que eliminar os sinais ou sintomas, importa resolver a causa do problema (desequilíbrio). Todos os sintomas são extremamente valiosos, pois são eles que nos avisam que a harmonia se perdeu algures e que é urgente resgatá-la. É, pois, importante que saibamos escutar o nosso sábio organismo e que o ajudemos na sua extraordinária capacidade de autocura. A adoção de hábitos de vida saudáveis, que, por vezes, implicam apenas pequenas alterações à nossa rotina, poderão conduzir-nos a grandes conquistas na nossa saúde e bem-estar.

Conhecer a celulite, para melhor a combater
Numa sociedade onde reina a ‘perfeição’ do corpo, a celulite, é um pesadelo para cerca de 90% das mulheres, uma autêntica inimiga da sua autoestima.
A lipodistrofia ginóide, a temida vilã, vulgarmente conhecida por celulite é um depósito de gordura e tecido fibroso que causa irregularidades na pele que está por cima, em determinadas regiões do corpo da mulher. Da mulher, porque devido à presença das hormonas sexuais femininas, o seu corpo tem tendência para acumular tecido gordo em determinadas regiões: abdómen, nádegas e coxas. Estas são as zonas mais problemáticas, mas pode também instalar-se nos joelhos e parte interna dos braços.
A pele é constituída por 3 camadas, a epiderme, a camada mais superficial, a hipoderme, a camada mais profunda e a derme, a camada intermédia. Na hipoderme, encontram-se os adipócitos, células que armazenam energia sob a forma de gordura e cujo tamanho vai aumentando, à medida que vai armazenando gordura. Na mulher, os adipócitos estão separados por membranas fibrosas perpendiculares que unem os músculos à superfície cutânea. O aumento de volume dos adipócitos empurra a pele para fora e a retração das membranas fibrosas dá-lhe o aspeto ‘casca de laranja’. No homem, as membranas fibrosas são mais obliquas. A diferença na estrutura das fibras é outro dos motivos, pelos quais a celulite é muito mais frequente nas mulheres.

Como a medicina chinesa pode ajudar
A medicina chinesa analisa a celulite e o excesso de peso não apenas pela vertente fisiológica, mas também do ponto de vista energético. Entende o indivíduo como um todo, em que a saúde depende de um dinâmico e ténue equilíbrio entre os aspetos físicos, mentais, emocionais e espirituais das nossas vidas, bem como do nosso relacionamento com o meio em que vivemos.
Quando a energia (QI) flui, o ponteiro da balança desce, a sua autoestima sobe, assim como a sua energia, vitalidade, saúde, bem-estar e longevidade.
Este sistema de saúde integral faz uma abordagem global e localizada. A nível global, atua nos desequilíbrios funcionais que estão na origem da celulite ou gordura localizada, promovendo nomeadamente: o equilíbrio do organismo e a sensação de bem-estar com a libertação de endorfinas e serotonina; estabilizando o sistema nervoso, digestivo e endócrino; reequilibrando as emoções; reduzindo o apetite; normalizando a ansiedade e os níveis de stress; promovendo um sono reparador; melhorando a circulação sanguínea e linfática. Localmente, com recurso à acupunctura lipolítica, vacuoterapia e massagem reafirmante, promove o efeito lipolítico dos adipócitos; ativa o sistema linfático e sanguíneo; elimina toxinas; estimula as fibras musculares, combatendo a flacidez e eliminando o aspeto ‘casca de laranja’.

Vantagens
Relativamente a outros métodos, apresenta, entre outras, as seguintes vantagens:
• Emagrecimento saudável, reduzindo a celulite e gordura localizada;
• Promove a tonificação muscular, proporcionando um lifting natural;
• Proporciona uma redefinição harmoniosa e equilibrada da silhueta com resultados efetivos e duradouros;
• Melhora a circulação sanguínea e linfática;
• Proporciona bem-estar físico e mental.

 

(Ler mais …)

Leia este artigo na íntegra, na Zen Energy Nº90 (edição de julho de 2016), já nas bancas.