Saiba gerir o seu prato e equilibrar a sua saúde

Sabia que 17 milhões de europeus sofrem de alergia alimentar? A sensibilidade de pessoas com predisposição alérgica a certos produtos alimentares tem vindo a aumentar. Só através da educação, do diagnóstico precoce e terapia correta pode-se combater, com eficácia, esta patologia em contínuo crescimento. Segundo a Direção-Geral da Saúde, sabe-se que 5 em cada 100 crianças sofrem de algum tipo de alergia alimentar, enquanto nos adultos, a incidência é um pouco mais baixa: entre 3 e 4%.

 

O nosso organismo é muito inteligente e programado para proteger-se de tudo o que considera uma ameaça. Neste sentido, a alergia dá-se quando as defesas do corpo consideram algum alimento ingerido como um perigo e tenta rejeitá-lo, desenvolvendo sintomas e manifestações que podem ser cutâneas, respiratórias ou digestivas. E as alergias são só a ponta do iceberg.ComercomSaude_28

 

As pessoas começam a dar-se conta dos estragos que os maus hábitos de vida podem ter na sua saúde, quando já têm ‘pneuzinhos’ e culotes (gordura localizada), patologias cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais, alergias e intolerâncias, cancros e diabetes, etc. Mas, nesta altura do campeonato as coisas ficam bem mais complicadas de se remediar do que na altura em que eram meras crianças inofensivas, magrinhas e saudáveis, quando a prevenção, o conhecimento e o exemplo dos pais, podia ter equilibrado as suas vidas para sempre. É fulcral que se compreenda desde cedo o papel fundamental e o impacto enorme que a alimentação tem nas nossas vidas.

ComercomSaude_43 

Vários especialistas estão de acordo que devemos comer segundo as nossas características biológicas e se não há verdadeiramente alimentos proibidos, temos a responsabilidade de melhor conhecer o nosso corpo e de saber comer de uma forma consciente, equilibrando aquilo em que acreditamos e que conhecemos com a realidade das nossas vidas, estar continuadamente informado e a par de tudo para poder fazer escolhas alimentares e de vida acertadas e benéficas.ComercomSaude_45

Neste sentido, vamos abordar nesta segunda edição um assunto muito importante ligado às combinações que influenciam o modo como o nosso corpo absorve os alimentos, assim como, as más combinações alimentares que favorecem o aumento do volume abdominal e consequente aumento de peso.

 

Vamos também aprender porque é que engordamos, o que é o metabolismo e como funciona, além de conhecer os pilares de uma dieta saudável e o perigo de uma barriga grande para a saúde. O nosso objetivo não é só ajudá-lo a perder peso, mas, sobretudo, a não engordar, a ganhar qualidade de vida e construir uma relação saudável com a comida de forma duradoura.

ComercomSaude_69

Por isso, aprenderemos o que é, finalmente, o peso, a importância da relação entre o músculo, a gordura e o peso, o lado psicológico da fome, a importância do pH dos alimentos demonstrando e a razão da acidez poder provocar inflamação.

Não perca os artigos dedicados à flora intestinal e ao sistema imunitário e preste especial atenção ao artigo que fala do intestino e aos problemas mentais e emocionais.

ComercomSaude_94

Quero encomendar!