O último domingo do mês, 29 de maio, é dia de yoga comunitário. O professor Jean Pierre de Oliveira volta a desafiar os yogis a reunir-se no espaço Mouraria Inatel a partir das 10h30 para uma aula onde estreia uma sequência inédita de asanas, The Maya Sequence.

Todos os meses Jean Pierre de Oliveira promove uma aula de yoga comunitário por donativo livre, sem mensalidades, dogmas ou compromissos. «Quero democratizar o acesso ao yoga, descomplicar os seus conceitos filosóficos e criar uma comunidade solidária. A ideia é proporcionar um lugar de encontro e de troca de experiências», explica o professor de yoga. O donativo livre foi a forma que Jean Pierre encontrou para quebrar barreiras que possam existir na gestão do orçamento individual de cada participante, sabendo que este é em alguns casos impeditivo de uma prática regular de yoga num estúdio ou ginásio. «E por vezes precisamos de nos encontrar com outras pessoas para perceber o que é mais importante e redefinir o nosso sistema de valores«, acrescenta o professor de yoga. As últimas sessões na Mouraria já contaram com cerca de 100 participantes.

A masterclass The Maya Sequence divide-se em dois momentos: um dedicado à filosofia do yoga (25 min.) e outro à sua prática (65 min.). A sequência é inspirada no maya, termo que se refere ao conceito da ilusão na natureza do universo. «Porque o yoga é mais do que uma soma de posturas, torções e persistências, é importante compreender também como podemos mudar a nossa forma de estar», explica Jean Pierre.

Na agenda de trabalhos, estão variantes de asanas tradicionais do yoga, exercícios de respiração e concentração com pranayamas e posturas de torção e persistência mais complexas. A sessão termina, como é hábito, com um momento de relaxamento (savasana) e outro de meditação (Prathyara).

Inscrições através do email info@yoga-spirit.pt.