Estar em casa não significa que não deva tomar precauções com a sua pele. Devido à situação que vivemos, foram muitos aqueles que tiveram de alterar a sua rotina, optando pelo isolamento social recomendado pelas autoridades de saúde. Esta mudança na rotina diária implica também alterações nos rituais de beleza, uma vez que vai estar durante grande parte do tempo em casa. Assim, a sua pele deixa de estar exposta à poluição, o que é bom, mas é preciso continuar a cuidar do rosto. Partilho máscaras faciais para hidratar a pele, que pode fazer em casa.

1. Máscara de iogurte com mel

A máscara caseira de iogurte com mel é excelente. Além de ser fácil de preparar, proporciona ótimos resultados, deixando a pele bonita e hidratada por mais tempo.

Ingredientes:

  • 1 iogurte natural
  • 1 colher (sopa) de mel

Preparação: Misture os ingredientes até ficar com uma textura homogénea. Aplique no rosto, deixe atuar durante 15 minutos e retire com água fria. Repita este procedimento uma vez por semana.

2. Máscara de abacate

Indicada para hidratar o rosto, em caso de pele seca e desidratada, como acontece na menopausa, porque é feita com ingredientes que têm propriedades humectantes, tornando-a macia.

Ingredientes:

  • 1 abacate maduro
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 2 cápsulas de óleo de onagra
  • 1 colher (sopa) de água de rosas

 

Preparação: Desfaça o abacate e misture com o mel. Junte as cápsulas de onagra e mexa bem. Após lavar o rosto com água e sabonete hidratante, aplique a máscara no rosto/pescoço e deixe atuar durante 20 minutos. Lave com água fria ou limpe com água de rosas. Aplique esta máscara uma vez por semana para uma pele mais firme e hidratada.

 

3. Máscara de papaia ou mamão

Indicada para peles oleosas. Pode ser feita com apenas um destes ingredientes.

Ingredientes:

  • ½ mamão ou ½ papaia

Preparação: Retire todas as sementes e desfaça a polpa com um garfo. Lave o rosto com água e sabonete próprio para pele oleosa e aplique a polpa do fruto escolhido, deixando atuar cerca de 20 a 30 minutos. Lave o rosto com água fria ou morna.

  

4. Máscara de iogurte e argila

O pepino faz maravilhas em peles oleosas. Esta máscara é uma receita caseira simples, indicada especialmente para pele oleosa, uma vez que vai limpar e hidratar. A argila absorve o excesso de oleosidade, sendo que o zimbro e a alfazema normalizam a produção de óleo da pele.

 

Ingredientes:

2 colheres (chá) de iogurte natural desnatado

  • 1 colher (sopa) de polpa de pepino
  • 2 gotas de essência de alfazema
  • 1 gota de essência de zimbro

2 colheres (chá) de argila para cosméticos

Preparação: Misture o iogurte, o pepino, a alfazema e o zimbro. No final, adicione a argila. Passe no rosto e deixe atuar durante 15 minutos. Esta máscara facial deve ser feita duas vezes por mês ou sempre que sentir a pele muito oleosa.

 

5.  Tónico de limpeza natural

Excelente opção para pele oleosa . Pode ser usada para limpar a pele antes de ir dormir.

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de iogurte natural magro
  • 1 colher (chá) de sumo de limão
  • 1 gota de óleo essencial de alecrim

Preparação: Misture todos os ingredientes numa taça até ter uma pasta homogénea. Passe, primeiro, pela pele, um algodão humedecido em água antes de aplicar a loção – é uma dica fundamental. O próximo passo é aplicar a loção com as pontas dos dedos, massajar durante um minuto e remover com água morna. Deve fazer todas as noites antes de dormir. Este tónico caseiro é uma solução simples para retirar o excesso de óleo da pele, deixando-a com uma aparência mais bonita e saudável.

Laura Costa

SPA Coordinator – Qta. da Beloura Holmes Place Health Clubs