A 13 de Março de 2013, curiosamente uma data que soma 13 como o dia, o Jesuíta Jorge Mario Bergoglio foi eleito como 266º Papa da Igreja Católica.

Se bem que o Papa já não tenha o poder político que teve em outros tempos, é ainda claramente uma figura de poder. Por isso, vale a pena tentar perceber através dos números quem é esta nova personagem. Comecemos por analisar a sua data de nascimento:

17/12/1936

Número de Vida: 1+7+1+2+1+9+3+6 = 30 = 3

O dia de nascimento mostra-o como uma pessoa de grande força de carácter, seguro das suas convicções e que é um líder natural, assumindo-se como figura de autoridade sem qualquer problema. São conhecidas as suas crenças anti-aborto, casamento gay, sacerdócio das mulheres e eutanásia, por isso não esperemos que as mude facilmente. Não esperemos também que seja complacente com as questões de pedofilia, pois existem muitas energias de severidade neste dia de nascimento. Todavia, o seu Número de Vida mostra que o seu propósito existencial passa por se abrir ao mundo, às pessoas e aceitar novas perspectivas para as coisas. Este Número de Vida é uma energia de comunicação e já tivemos desde o primeiro momento ocasião de verificar as suas grandes capacidades de comunicador, não apenas através do que diz, mas também dos seus comportamentos mais populistas.

Vidas passadas

De vidas passadas traz porém outro tipo de tendências, como poderemos ver pela sua contabilidade kármica:

17/12/1936

8   3    1

8-3 = 5 (subtrai dia e mês)

8-1 = 7 (subtrai dia e ano)

5-7 = 2 (subtrai os valores encontrados)

3-1 = 2 (subtrai ano e mês)

O par 5 e 7 (heranças kármicas)mostra que teve vidas de isolamento e estudo, fechado em si mesmo e fazendo do conhecimento e do estudo a principal razão de viver. Assim, pode ter vivido em mosteiros ou conventos, pertencido a seitas ou escolas iniciáticas, ter estado ligado a magia, xamanismo ou outros ramos místicos ou religiosos. Esteve afastado do convívio franco e aberto com outras pessoas, tendo permanecido isolado muito tempo. O facto de ter acesso a conhecimentos deu-lhe também algum sentimento de soberba e superioridade, bem como a força de convicções expressas no seu dia de nascimento, já que as energias do dia natal reflectem aquilo que trazemos connosco ao nascer.

O segundo par de duplo 2 (desafios kármicos) mostra as suas dificuldades relacionais, sobretudo as mais próximas, pelo que se compreende que na vida actual o seu propósito de vida seja a abertura à comunicação.A soma destes quatro valores, chamada karma acumulado, evidencia a verdadeira situação kármica e aquilo que se traz para trabalhar na vida actual. No caso do Papa Francisco temos:

Karma acumulado: 5+7+2+2 = 16

Resgate kármico

Este valor significa que traz um resgate kármico de excesso de ego, ou seja, a situação descrita anteriormente em vidas passadas gerou-lhe um desequilíbrio kármico por superioridade egóica e arrogância pela posição e pelo saber, que terá de resgatar na vida actual. Na humildade reside, portanto, a chave para o resgate kármico e o facto de ter escolhido como patrono o símbolo da simplicidade monástica, Francisco de Assis, é um indício positivo de que o resgate poderá acontecer. Todavia as tentações são muitas e nem sempre se consegue a verdadeira integridade, que reside na coerência daquilo que se pensa, sente, diz e faz.Na destruição de atitudes arrogantes pode ser gerada uma nova tomada de consciência e mesmo que não seja alcançada abertura a novas correntes de pensamento mais de acordo com os tempos, pelo menos que o Papa Francisco possa resgatar o seu karma e não voltar a cair em padrões de isolamento egóico. A data da sua eleição possui alguma energia de abertura, pois do centramento no ego (1) se parte para a abertura à comunicação (3). Esse é, de facto, o seu caminho, quer a nível pessoal, quer para a instituição que representa, por isso resta-nos desejar que esse entendimento seja feito e que a vontade de fazê-lo também esteja presente. Porque quando isso acontece o Universo conspira para nos ajudar.

Artigo publicado na Zen Energy Nº53 (edição de Junho de 2013)