Perder peso é o desejo mais formulado a cada novo ano. Também foi o seu? Que resultados tem obtido? Está mais próximo de o alcançar? Muitos parabéns! Já desistiu? Não desanime! Descubra como deixar de adiar os seus objectivos e como a medicina tradicional chinesa o pode ajudar, também, a perder peso.

 

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Scranton, na Pensilvânia, EUA, constatou algo que todos sabemos: as pessoas não cumprem as promessas de ano novo. O estudo feito no início de 2014, mostra que apenas 8% dos entrevistados conseguem cumprir os itens da lista. E pior: 75% só se esforça durante a primeira semana e depois desiste…

 

Porque falham?

Para Tom Connellan, autor de The 1 Percent Solution: How to Make Your Next 30 Days the Best Ever existem 3 motivos principais:

 

  1. Contar apenas com a motivação. As pessoas acreditam que encontrarão uma fórmula mágica que as manterá motivadas. De facto, não existe fórmula mágica, mas os pequenos sucessos operam milagres na motivação.

 

  1. Pensar ‘grande’ demais. As pessoas colocam a fasquia muito alta. Os grandes objectivos devem ser divididos em objectivos mais pequenos, logo mais motivadores.

 

  1. Resistência à mudança. Mesmo as mudanças positivas são desconfortáveis, porque obrigam a uma ruptura de padrão.

 

Efectivamente, só as boas intenções não chegam. Como afirmam os psicólogos, o problema está na formulação dos objectivos e na escolha (ou mesmo ausência) de estratégias, que forçosamente o irão conduzir à desmotivação e ao insucesso.

 

Como pertencer ao clube das ‘Resoluções de Ano Novo Bem Sucedidas’?

  • Defina e priorize os seus objectivos. Escolha os seus 3 principais objectivos e foque-se neles. Divida os objectivos grandes em objectivos mais pequenos e lembre-se que a sua lista de resoluções não é uma lista de compras…
  • Prepare-se (para a acção) Para cada objectivo, trace um plano de acção. Este plano deverá especificar, pelo menos: como, quando e com que recursos conseguirá atingir o seu objectivo.
  • Aja – Inicie a sua caminhada, ou seja, implemente o seu plano de acção. Lembre-se que mudar, mesmo que seja para melhor, exige esforço até que o novo hábito se torne natural na sua vida, mas lembre-se também que ‘para cada esforço disciplinado, existem múltiplas recompensas’.
  • Celebre as pequenas conquistas – Festejar cada vitória, dar-lhe-á motivação e sustento emocional para continuar. Mantenha-se afastado, o mais possível, da mentalidade do ‘tudo ou nada’.
  • Insista, persista e não desista! – Porque os (grandes) objectivos não se atingem do dia para a noite e porque o fracasso, faz, quase sempre, parte do caminho para o sucesso, um grande número de pessoas bem-sucedidas, elege esta qualidade, como a razão número um do seu êxito.

 

Rumo ao sucesso

Agora que conhece algumas estratégias que o poderão ajudar na sua viagem rumo ao sucesso, deixo-lhe também algumas dicas para que possa concretizar a sua resolução de ano novo (já no próximo Verão!):

  • Beba muita água. Evite sumos e bebidas alcoólicas;
  • Adopte uma alimentação saudável (completa, variada e equilibrada). Coma várias vezes ao dia (de 3 em 3 horas, para evitar que o organismo entre na ‘reserva de energia’ à qual reagirá, armazenando calorias);
  • Prefira alimentos integrais, pois prolongam a saciedade e melhoram o funcionamento do intestino. Evite os alimentos processados, ricos em gordura e sal e o consumo de alimentos açucarados;
  • Ao jantar faça uma refeição modesta em calorias. O contrário poderia não só prejudicar a qualidade do seu sono, como também contribuir para o aumento de peso, uma vez que à noite o metabolismo fica mais lento;
  • Exercite-se. Além de diminuir o stress, aumentar a longevidade e melhorar a sua condição física, a actividade é essencial para manter a massa muscular (quanto mais massa muscular o organismo tiver, mais calorias o irá consumir);
  • Procure a ajuda de um especialista. A medicina tradicional chinesa, por exemplo, através de diferentes terapêuticas, das quais faz parte a acupunctura, regulariza o fluxo energético do organismo, equilibra mente e corpo e minimiza os factores que provocam ou aceleram o envelhecimento. Através da electroestimulação, elimina a celulite e gorduras localizadas. Estes estímulos promovem o efeito lipolítico dos adipócitos (células que armazenam a gordura), activam o sistema linfático, eliminando toxinas e estimulam as fibras musculares, combatendo a flacidez.
  • Saia da rotina. Tenha uma actividade de que goste bastante. Apanhe ar fresco e luz solar. Cultive relacionamentos de longa duração. Medite. Ria muito. Seja optimista.

 

Hoje é um excelente dia para dar o primeiro passo!

Desejo-lhe uma ótima viagem!

«O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente», Mahatma Gandhi

 

Artigo publicado na Zen Energy Nº 74 (edição de Março de 2015)