Destralhar

A tralha afeta-nos em função da quantidade de coisas que temos, do sítio onde as guardamos e de há quanto tempo as mantemos.

——————————————-

O Feng Shui, que literalmente significa vento e água (ou o som do vento na água), é praticado pelos chineses há cinco mil anos. Os mestres chineses que desenvolveram esta corrente acreditavam que somos permanentemente influenciados pelo mundo em que vivemos (dos espaços que habitamos às pessoas com quem nos cruzamos) e que, ao mesmo tempo, influenciamos o mundo exterior pelas nossas atitudes. No fundo, é uma permanente troca de vibrações, pois constantemente recebemos e transmitimos o Chi (energia vital).

Aplicado aos espaços em que vivemos, o Feng Shui teve uma enorme expansão, também para Ocidente. Um dos princípios básicos é que a limpeza exterior se reflete em limpeza interior. Ou seja, espaços limpos e ordenados dão origem a espíritos claros e decisões assertivas. O Chi deve circular livremente, numa espécie de superfluidez, sem barreiras, sem impedimentos, sem obstruções.

Viver rodeado de tralha pode ter consequências como:

  • Fazer-nos sentir cansados e letárgicos, sem energia sequer;
  • Manter-nos presos ao passado;
  • Alterar a nossa vida social, pois ficamos tão envergonhados por ter a casa tão desarrumada e suja que evitamos receber os amigos;
  • Afetar o peso. Uma pessoa obesa que ponha a casa em “dieta”, e comece a deitar fora o lixo, não se sente bem a comer comida pouco saudável;
  • Causar um estado de confusão. Destralhar ajuda-nos a focar nos objetivos que queremos para a nossa vida;
  • Contribuir para a procrastinação;
  • Causar desarmonia, discussões e zangas tanto em casa, como no trabalho;
  • Causar depressão. A energia estagnada puxa-nos para baixo e faz-nos sentir sem esperança;
  • Contribuir para pôr a vida “em pausa”. Um conselho: a vida é uma bênção, não deixe que lhe escape.

Façamos um exercício!

Imagine a sua casa, visualizando o sítio por onde entra, o hall de entrada. Na maioria das casas, o hall corresponde ao setor 1. Agora, pense: como é o seu hall? Se existe muita tralha, uma grande confusão, muitos sacos, móveis a mais, a energia não flui. Pense na entrada de sua casa como o lugar onde dá as boas-vindas ao Chi, a energia. As pessoas que acumulam tralha no setor estão a complicar muito a vida às boas energias. Simplesmente, não podem fluir. Muitas vezes, estas pessoas têm a sensação de que a vida é uma luta constante e andam um pouco perdidas. Claramente, o caminho de vida (setor 1) não está desimpedido.

O Feng Shui ensina-nos que é fundamental ter a casa arrumada e limpa para a energia fluir. Se a sua casa está atulhada de coisas inúteis, a energia estagna e a sua vida ressente-se. Depois de destralhar a sua casa, de a pôr em ordem, verá como a sua vida muda drasticamente.

Margarido, Paula (2017) Destralhe a sua casa. Manuscrito