Para ter uma alimentação equilibrada, é preciso organização!

Depois de um dia longo de trabalho, chegar a casa com fome e não ter nada preparado, procuramos soluções rápidas para acabar com a fome e, normalmente, costumam ser as mais calóricas e pouco nutritivas.

O problema maior é quando isto se torna uma rotina e um dos resultados mais comuns é o aumento de peso.

uando comecei a planear e a organizar os meus hábitos alimentares, notei resultados significativos no meu corpo, disposição, além de estar de bem com a saúde.

Vou deixar algumas dicas para ajudá-lo a ter bons alimentos, à sua espera, em casa.

• Aproveite o fim de semana para pensar na sua alimentação e planear o seu menu para a semana toda. Assim, consegue ter uma visão de mais ou menos o que vai entrar na sua lista de compras para preparar as suas refeições.

• Pense em alimentações simples.

• Eu organizo-me da seguinte forma: Tiro um dia para cozinhar porções generosas que equivalem mais ou menos a 2 dias de refeições e divido entre o almoço e o jantar. Muitas vezes, também distribuo porções em tupperware congelo. A praticidade de ter apenas que descongelar e aquecer a sua refeição após um dia cansativo não tem igual.

• Pode preparar os alimentos durante o fim de semana e congelar. Esta é a estratégia que determinei para a minha rotina diária. Pode pensar na sua própria estratégia e ajustar ao seu dia a dia.
(Eu já fiz um post no meu blogue sobre os alimentos que eu congelo e separo todas as porções prontas em saquinhos para facilitar).

• Além disso, pense em refeições simples, pois depois de um dia longo de trabalho não quer passar muito tempo na cozinha. Deixe as refeições mais elaboradas para o fim de semana!

• Opção de alimentação super rápida e simples que eu adoro: Omelete acompanhada com salada ou legumes; Salada com folhas diversas e atum, ovos cozidos; grão-de-bico ou feijão-frade com atum ou ovos cozidos; ovos mexidos com abacate e espinafres, acompanho com bolachas de arroz integral ou batata-doce (enrole em dois papéis-toalhas e coloque a assar no micro-ondas durante 3 minutos).

Escolhas conscientes

Além de fazer escolhas conscientes, planeando o que comer, é preciso ter atenção aos tamanhos das porções que põe no prato. Se a fome for grande, procure comer uma sopa como entrada ou comer uma saladinha antes da refeição principal. Eu costumo preparar uma panela cheia de sopa e deixo no frigorífico para refeições rápidas.

Tenho receitas de cremes fáceis de fazer e saudáveis no meu blogue (www.gokellybaron.com), como por exemplo, um creme de abóbora com apenas 4 ingredientes.

É preciso saber escolher os alimentos certos para incluí-los na sua dieta. São eles que lhe vão dar energia, boa disposição, rendimento no trabalho e uma vida longa. Os maus hábitos, às vezes, tornam- -se um problema para o resto da vida.

Planeie o seu tempo para pensar e preparar as suas refeições; hoje em dia, levar marmitas ou lancheiras para o trabalho está na moda e as pessoas estão mais conscientes das suas escolhas no momento de se alimentarem de forma saudável.

É preciso ainda pensar que, além de uma alimentação saudável, a atividade física é muito importante. O exercício não precisa de ser necessariamente no ginásio. É preciso movimentar-se para sair do sedentarismo.

Seja saudável, organizado, ativo e feliz!