A saúde nas suas mãos

o longo de toda a nossa vida, o corpo está constantemente a renovar-se. A cada segundo, 20 milhões de células, dividem-se para substituir as que estão fora de uso. O objetivo é fabricar novas células idênticas para substituir as mortas. Infelizmente, nestas divisões, há erros de reprodução que acontecem durante o processo e estes erros estão na origem dos cancros.

Os erros têm a tendência para aumentar com a idade, porque o sistema imunitário já não funciona tão bem e perde a sua eficácia na eliminação de falhas. Por exemplo, o tabaco aumenta os riscos de mutação celular ao nível dos pulmões, da garganta ou da bexiga. O stress, a insónia e a falta de exercício físico impedem igualmente uma boa reparação celular, demonstram os estudos.

Como é óbvio, a melhor maneira de evitar problemas de saúde é corrigir as causas e não os efeitos. O cérebro e corpo humano dispõem de capacidades muito poderosas, que raramente são utilizadas. Basta ativá-las para curar eficazmente um número considerável de sintomas e de doenças.

Há cada vez mais pessoas a sofrerem de colesterol, de diabetes tipo 2, de obesidade, de hipertensão ou de doenças cardiovasculares e poucos se dão conta do feito de que uma mudança de estilo de vida, modificando alguns parâmetros, sem grande esforço, pode mudar tudo.

Imagine o que aconteceria se metesse gasóleo no seu automóvel em vez de gasolina. É a mesma coisa quando damos ao nosso corpo uma alimentação que não lhe convém, demasiado pobre, desequilibrada ou totalmente inadequada.

Especialistas afirmam que 30% de calorias a menos equivalem a 20% de vida a mais. Reduzir o peso, melhorar a alimentação e praticar uma atividade física regular podem melhorar substancialmente a nossa vida.

Se soubesse que corria o perigo iminente de desenvolver cancro, mas que podia travá-lo e, até mesmo, impedir o seu crescimento ao mudar o seu estilo de vida, não tentava? Então, porquê esperar, até ser tarde demais?

Podemos proteger-nos e curar-nos de inúmeras doenças por nós mesmos, utilizando métodos naturais. O nosso organismo é uma máquina perfeita e precisa de equilíbrio para funcionar sem falhas. Sem nutrição morríamos rapidamente. Com a nutrição errada podemos vir a morrer precocemente, pois uma má alimentação não nos mata instantaneamente, mas torna-nos doentes, passados alguns anos.

Todos nós somos detentores de poderes inimagináveis e somos diferentes uns dos outros, o que faz com que as nossas necessidades também o sejam. Já se questionou sobre o que seria a sua vida se tivesse o poder de tornar todos os seus desejos realidade? E se pudesse nunca adoecer?

Esta revista é um primeiro passo para se aperceber do conjunto de possibilidades à sua disposição para desenvolver capacidades extraordinárias do seu corpo e mente. Para prevenir, curar, viver mais intensamente, aumentar o seu bem-estar e, simplesmente, aprender a ser feliz.

Elisabeth Barnard

Diretora